Com o aumento contínuo da utilização das tecnologias como a de celulares e tabletes, tem se notado problemas relacionados à coluna cervical (principalmente), coluna torácica e dependendo da postura adquirida, também da coluna lombar, além de sobrecargas de outras articulações como ombros, cotovelos e até mesmo punho e dedos (principalmente polegar).



Muitos pacientes chegam a nós referindo dores nas costas em diversos pontos, principalmente na região occipital (logo abaixo do crânio), no final da região cervical chegando à região torácica, na região torácica perto das escápulas, e muitas vezes na região lombo-sacra.



Essas dores podem ser causadas pela má postura ao sentar e pela excessiva anteriorização da cabeça, com a coluna vertebral curvada para frente e com os ombros anteriorizados, por exemplo, enquanto seguramos um celular/tablet ou trabalhamos sentados em um sofá, ou até mesmo na cama deitados incorretamente, ou até mesmo em nosso escritório.

 

 

 

 

Por conta dessa má postura prolongada e repetitiva, além do fator sedentarismo associado, pode ocorrer o aparecimento de dores frequentes e intensas, que no começo podem ser apenas desconfortos e aos poucos se tornarem crônicas.

 

Formigamentos (por compressão nervosa), tendinites, bursites, e até mesmo diminuição da mobilidade torácica (até da expansão pulmonar), mobilidade cervical e escapular podem estar associadas a essa prática inadequada, tendo como consequências diminuição do alcance da mão (e precisão), exemplo, alcançar um objeto que esteja à cima do nível da cabeça ou até mesmo lesões de ombros mais graves que uma tendinite, entre muitas outras complicações a nossa saúde, nos impossibilitando de atividades diárias corriqueiras e até mesmo profissionais e/ou de lazer.

 

Por isso preocupe-se com a importância em conhecer seu corpo e detectar esses sinais. Procure uma boa avaliação física e tratamento individualizado, visando treinos posturais, fortalecimento específico, mudança de hábitos e até mesmo de mobiliário, caso seja preciso, para alcançar uma melhor qualidade de vida.

 

Procure orientação e um tratamento personalizado. Corpo são, mente sã, mente sã, corpo são! Movimente-se!

 

 

 

“PILATES DESENVOLVE UM CORPO UNIFORME, CORRIGE POSTURAS ERRADAS, RESTAURA A VITALIDADE FÍSICA, VIGORA A MENTE E ELEVA O ESPÍRITO”. (Joseph Pilates)

  
   

 

 

Marianna da Costa Paffetti
CREFITO 3/159227-F

Compartilhe:
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn