Flexibilidade significa o ganho de mobilidade e amplitude de movimento muscular e articular. Para obter a melhora da flexibilidade precisamos treiná-la de forma específica. Uma das alternativas é o alongamento muscular, ele posiciona um movimento mais amplo e com maior liberdade. Podendo com isso, potencializar o treino de força e permitir uma melhor consciência corporal influenciando na postura.

 

Muitos não conseguem encostar as mãos nos pés com o joelho esticado, geralmente por apresentar um encurtamento muscular na região posterior da coxa. Até hoje não se sabe as causas dos encurtamentos, o que se sabe é que permanecer muitas horas do dia numa mesma posição, como por exemplo a posição sentada, pode aparecer dores, tensões ou encurtamentos.

 

Além da atividade física a qual já se sabe de sua real importância, uma boa aula de alongamento vai auxiliar no relaxamento, tensões, melhora na habilidade motora na modalidade esportiva praticada e com isso, melhora da qualidade de vida.

 

Portanto, pratique alongamentos e exercícios de flexibilidade, como vemos na literatura, o ganho de flexibilidade pode ser alcançado com movimentos de alongamento mantidos entre 45 segundos a 1 minuto, entre 3 a 4 séries, em cada grupo muscular. 

 

 

‘’ Devemos pensar no corpo de forma global, pois suas estruturas são interligadas.’’ 

 

 

  

 

  

 

Ângela Costa Galdino
Educadora Físico
CREF 100549-G/SP

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