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Avaliação da Corrida

A grande pergunta que nós fisioterapeutas sempre escutamos dos atletas de corrida é: Qual o jeito ou postura certa pra correr?

E a resposta é:

 

Não existe “jeito” certo pra correr, existe o que é esperado para aquela atividade. Por exemplo, o movimento esperado para alguém que vai pegar um objeto no chão é dobrar os joelhos pra agachar, certo? E qual é o movimento esperado para a corrida?

 

Na corrida, temos que levar em conta que correr costuma ser um movimento contínuo durante um determinado tempo. Então, quanto menor o gasto de energia melhor a performance. Partindo desse princípio, alguns movimentos esperados na corrida é que o pé sempre caia próximo ao corpo (alinhado com o tronco), evitando assim que o corpo afunde durante a corrida ou aquele famoso “correr sentado”, quanto mais passos você der por minuto melhor será.
O esperado é 180 passos por minuto. É muito, mas você CONSEGUE! 🙌🏻
Para isso, treine!
O treino e a repetição serão seus melhores amigos nesse início. Lembre também que a corrida sempre tem um objetivo, que é terminar a prova ou treino, e que para isso, você precisa ir pra frente. Por isso, mantenha uma leve inclinação corporal para frente (ou seja seu corpo todo e não só a coluna, ok?!) e empurre o chão. Você precisará de impulsionamento, que deverá vir da força das pernas e pés.
A corrida é um esporte bastante aeróbico, por isso intercale os treinos com outra atividade que exija força muscular (funcional, musculação e outros).
Se tiver dificuldade durante os treinos, conte com a gente para te ajudar!

 

Texto: Larissa Reis
Fisioterapeuta
CREFITO 3/216004-F

 

 

 

 

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