O Método Pilates é uma modalidade de treinamento corporal composta por exercícios de alongamento, fortalecimento, coordenação motora, equilíbrio, concentração, alinhamento postural e respiração. Utilizando-se do próprio peso corporal, equipamentos e acessórios, o praticante exercita tanto o corpo quanto a mente.

 

Para que se atinjam tais objetivos deve-se seguir alguns princípios. São eles:

 

Respiração – Ampla e lenta, expandindo-se a caixa torácica tridimensionalmente, com foco na expansão lateral. Enfatizar o fechamento das costelas e a contração abdominal.

 

Concentração – Trazer o foco para o exercício para executá-lo de maneira correta e controlada.

 

Alinhamento Postural – Garantir a posição correta das articulações e segmentos.

 

Relaxamento – Diminuir as tensões corporais de maneira ativa, mas com leveza e com menor gasto energético.

 

Controle – Realizar os movimentos conscientemente e sem compensações.

 

Fluência – Executar os movimentos de maneira harmoniosa e fluida.

 

Precisão – O corpo deve executar o movimento conforme o planejamento prévio da mente. Está intimamente ligada com o controle.

 

Coordenação – Integração do movimento de partes diferentes do corpo de maneira harmoniosa.

 

Isolamento de Estruturas – Capacidade de movimentar um segmento do corpo mantendo a estabilidade das outras estruturas.

 

Condicionamento – Aptidão física para realização dos exercícios, como força, resistência, coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade. Aumenta com a prática.

 

Centralização – Acionar e estabilizar o centro de força do corpo através dos músculos do abdome, multífidos, diafragma e assoalho pélvico.

 

Através destes princípios o método Pilates alcança benefícios físicos de uma forma completa, sendo uma excelente opção para uma atividade diária.

 

 

Fernando Pripas
Fisioterapeuta

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