Medicina Tradicional Chinesa

Acupuntura

Acupuntura é um procedimento terapêutico e preventivo, que consiste na introdução de agulhas metálicas, massagem ou estímulos de calor em certos pontos da pele, mobilizando a energia, promovendo a harmonização do corpo. Acupuntura tem uma eficácia comprovada cientificamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em diversas doenças, como nas afecções físicas, nos distúrbios orgânicos, nas desordens mentais e psicossomáticas, nas condições específicas dos homens, mulheres e crianças, e nos problemas oriundos do tratamento de câncer, cirurgias e dependência química.

Auriculoterapia

É uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. Quando sucedem desequilíbrios em nosso organismo, estes se manifestam no ponto ou área da orelha correspondente ao órgão ou função comprometida, através de mudanças morfológicas, na coloração da pele, dor à pressão, baixa resistência elétrica, etc. O ponto diagnosticado é então empregado para o tratamento aplicando-se sobre ele agulhas, sementes, cristais entre outros, obtendo assim a melhora dos sintomas e da causa do desequilíbrio.

Iridologia

Pela Medicina Tradicional Chinesa, a íris é um microssistema, ou seja, há nela a representação do corpo todo, uma vez que todas as perturbações que ocorreram durante a vida do paciente ficam registradas nela. Este tipo de estudo da íris possibilita acessar o conhecimento a respeito da constituição geral e parcial do indivíduo dos aspectos físico, mental e psíquico. É uma técnica meramente de diagnose. Esta técnica vem sendo muito utilizada para complementar o diagnóstico do paciente para direcionar seu tratamento, seja ele com acupunturista, fitoterápico, nutricionista, entre outros.

Moxabustão

Técnica da Medicina Tradicional Chinesa a qual estimula determinados pontos de acupuntura com o calor. Utiliza-se uma planta chamada Artemísia que tem a propriedade de irradiar calor quando aquecida. A artemísia possui um óleo essencial rico em diversas substâncias, suas propriedades medicinais conhecidas são o efeito analgésico, antiespasmódico, anticonvulsivo, tônico, calmante, digestivo, vermífugo e regulador da menstruação.

Ventosaterapia

É uma técnica muito utilizada nas costas e também em outras partes do corpo, favorecem a circulação sanguínea, regulariza o fluxo energético, auxiliando no tratamento de dores, problemas digestivos e respiratórios, cólicas, cefaléia, hipertensão, além de aliviar o estresse. Uma vez que induz as forças reativas do corpo, a terapia pode ser utilizada como recurso preventivo. No tratamento de estética, utiliza-se a ventosa para produzir o “efeito massagem” que consiste em mover as ventosas sobre superfícies grandes e lisas do corpo, tais como os glúteos e as coxas. Hidrata-se a parte do corpo que será massageada e desliza a ventosa na pele do paciente estimulando a circulação linfática. Esta técnica tem o efeito de remover a pele ressacada pela abertura dos poros e pela transpiração; direciona a eliminação das toxinas e gorduras que foram mobilizadas pela ação da acupuntura previamente aos gânglios linfáticos.

Craniopuntura

A Craniopuntura é uma técnica de diagnóstico e tratamento que foi desenvolvida baseada nos conhecimentos da Neurologia. Da mesma forma que a orelha e a íris, o crânio é um microssistema, ou seja, uma representação de todo o corpo. O estímulo é realizado através de agulhas, pressão com os dedos ou instrumentos e moxabustão. É uma terapia menos dolorosa e tem grande eficácia em casos de labirintite, paralisias, de forma geral, para alterações de movimentos do sistema músculo-esquelético e alterações do sistema nervoso central.

Reflexologia Podal

A Reflexologia Podal é uma técnica de diagnóstico e tratamento utilizando-se de manobras de massagem nos pés. Para a Medicina Tradicional Chinesa, os pés são um microssistema, todos os órgãos do nosso corpo estão conectados com os nossos pés, através das terminações nervosas, e que quando massageados possibilitam a cura de muitos males. Ao aplicar a massagem nestas terminações nervosas localizadas nos pés, ocorrerá um estimulo diretamente no órgão relacionado com o ponto tocado. A Reflexologia Podal trabalha a circulação sanguínea e linfática, e tem obtido resultados satisfatórios no tratamento de doenças como enxaqueca, asma, problemas do aparelho digestivo, prisão de ventre, insônia, tontura, dores musculares, problemas de coluna, entre outras.

Compartilhe:
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn