Com a chegada da estação mais quente do ano, os ânimos se elevam e a vontade de estar com o corpo bronzeado também aumenta – por isso, os cuidados com a saúde da pele devem ser redobrados.
Muito se fala sobre os perigos da exposição excessiva ao sol e as pessoas acabam se esquecendo de que o sol é um grande aliado do nosso organismo: os raios ultravioletas B são os responsáveis pela transformação da vitamina D para que ela possa ser absorvida pelo organismo – ela é um dos responsáveis pela manutenção de ossos e dentes saudáveis. Também é essencial para as funções de vários órgãos, inclusive pele, músculos, pâncreas, nervos, glândula paratireoide e sistema imunológico. No entanto, é bem verdade que o sol também pode levar a efeitos deletérios ao homem. A exposição excessiva causa queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele.
É possível adquirir um bronzeado sem agredir a pele e a saúde: a nutrição pode ser aliada à beleza da pele e garantir um bronzeado saudável, mais uniforme e duradouro. Alguns nutrientes e substâncias presentes nos alimentos estão fortemente associados à renovação celular, pigmentação e foto proteção da pele. Abaixo se destacam os principais nutrientes e suas fontes alimentares:
📷 Carotenoides: vegetais folhosos verde-escuros, vegetais e frutas amarelo-alaranjado – cenoura, espinafre, abóbora, damasco, batata doce, mamão.
📷 Vitamina A: alimentos de origem animal, fígado, leite e ovos.
📷 Vitaminas C e E: laranja, limão, acerola, kiwi, abacaxi (vitamina C); amêndoas secas, óleos vegetais, abacate (vitamina E).
Paula Pereira da Silva
Nutricionista, Acupunturista
Clínica Vitalidade Integrada
Commentaires