Uma das palavras que está mais comum atualmente é “crise”. Crise Política, Crise Econômica, desemprego em alta, falências, inflação.
Em uma situação instável nossa mente trabalha incansavelmente buscando soluções, alternativas, junto ao medo, ansiedade e insegurança. E nosso corpo nos mostra sinais de esgotamento, dores tensionais, enxaquecas, doenças psicossomáticas, insônia, entre outros.
Estresse e ansiedade, dois fatores que podem atrapalhar a nossa capacidade de raciocínio, disponibilidade física e emocional para buscar alternativas e saídas, tornando-se um fardo pesado a ser carregado.
A Acupuntura mostra-se uma alternativa interessante, praticamente sem efeitos colaterais e podendo ser aplicada em conjunto com outras terapias e tratamentos.
Para a Medicina Chinesa o corpo físico e o mental não são analisados separadamente, e sim em conjunto. Trata-se da mesma energia (Tchi), apenas em níveis diferentes. Assim a aplicação da acupuntura permite harmonizar os sintomas físicos e psíquicos.
Através da aplicação de agulhas em pontos selecionados pelo Acupunturista após anamnese e avaliação energética dos meridianos (Canais através do qual circula a energia Tchi), é possível reestabelecer a harmonia do corpo mental e físico.
Estudos atuais demonstram que o tratamento pela Acupuntura permite a liberação de hormônios que inibem a dor e facilitam o relaxamento, possibilitando assim o alívio dos sintomas físicos (dores e tensões musculares) por vezes instantaneamente.
O tratamento com algumas sessões permite ao paciente uma maior capacidade de lidar com o estresse do dia a dia, com melhor capacidade de raciocínio, menor ansiedade e menos insegurança, além de reestabelecer o ritmo normal do sono, dando assim melhores condições emocionais para lidar com as dificuldades e encontrar alternativas e soluções para os problemas.
A Acupuntura pode ser um excelente recurso nesses momentos exaustivos, minimizando efeitos físicos, melhorando a capacidade de gerir o estresse e trazendo melhor qualidade de vida, com pouco risco de efeitos colaterais, sendo indicada para qualquer pessoa, em qualquer faixa etária, inclusive gestantes, desde que realizada por um profissional plenamente habilitado para o uso da técnica.
Texto por: Marina Mathias.
Comments