Entre as diversas alterações estéticas, a gordura localizada é a que mais assombra e persegue homens e, principalmente, mulheres nos dias de hoje, e porque mais as mulheres? Porque nossos hormônios femininos (principalmente o estrógeno e a progesterona) interferem no metabolismo da gordura, na circulação linfática, e ainda facilitam a retenção de água e sal quando estão em desequilíbrio, por isso nós mulheres além de acumular gordura na região abdominal e flancos, também temos maior facilidade de acumular nas regiões de coxas e quadris (chamada região ginóide).
Sabemos que para evitar a gordura localizada necessitamos de uma boa alimentação com baixa carga glicêmica; se alimentar de três em três horas; ter uma boa ingestão de água; evitar alimentos gordurosos e industrializados, e, sobretudo ter uma vida ativa, realizando exercícios físicos regularmente, porém existe mais um fator, que costuma passar muitas vezes despercebido por nós, e só é lembrado quando sentimos alguma dor ou alguma limitação, e na maioria das vezes não é associado às alterações na estética corporal, mas interfere diretamente no acúmulo de gordura localizada.
Alguma vez já parou para pensar o quanto uma postura inadequada interfere nesse acúmulo indesejado de gordura? Por quanto tempo e anos cultivamos uma postura inadequada? Na maioria dos casos, desde a vida escolar, e quando não há nenhuma interferência, ela se estende para adolescência e para a vida adulta.
Uma postura inadequada durante um longo período de tempo altera nossa estabilidade corporal, causando sobrecarga e desequilíbrio: articular, muscular e ósseo, além de uma acentuação das regiões com maior propensão a acúmulo de gordura, e quanto mais acumulamos gordura nessas regiões, mais alterações posturais desenvolvemos, ou seja, vira um ciclo vicioso.
Para interromper esse ciclo vicioso de “má” postura e acúmulo de gordura necessitamos de uma boa alimentação, acompanhada por um profissional da área, e de uma atividade física direcionada, como por exemplo, o método Pilates.
O Método Pilates abrange um treinamento corporal, com alongamento, fortalecimento, concentração, alinhamento postural, respiração e equilíbrio, o Pilates Postura Funcional além do que foi dito anteriormente, visa a construção de um corpo físico, mental e emocional através da reestruturação postural, utilizando a função que o corpo exerce no dia a dia, condicionando a musculatura central do corpo (musculatura estabilizadora), através do treino específico, alcançando resultados na postura, reabilitação e treinamento físico.
Venham nos conhecer!!!
Marianna Paffetti Fisioterapeuta
Comments