👩Clara tem uma mãe que é mais sua companheira amiga do que mãe. 👩❤️👩
.
Dividia com ela até aspectos íntimos do relacionamento com seu pai, esquecendo que Clara também era filha dele. 🙉
.
➡️ Sua mãe sempre se projetou muito nela, tendo muitos desejos de que sua filha não fosse o que ela foi, de que não fizessem com sua filha o que fizeram com ela (ou melhor, o que ela deixou que fizessem com ela).
.
Sua mãe tem boa vontade, a idéia não é julgar pejorativamente a mãe. Mas mostrar consequências comuns deste acontecimento. ☯️
.
Atendo diversas Clara's, com histórias semelhantes a essa. E a consequência é bem semelhante entre elas: foram expostas bem prematuramente a detalhes de relações entre homem e mulher, por exemplo.
.
👩 Mostrando uma mãe que não sabe se defender nesta relação, uma mãe solitária (precisando dividir com a própria filha), e este passa a ser o modelo feminino de algumas Clara's. Estas filhas não tem um modelo de uma mulher que se defende diretamente, que se impõe de maneira assertiva e conclusiva. Os assuntos em questão são inacabados e reverberam dentro das filhas.
.
➡️ Palavras desta mãe: "Mas você é uma mulher forte ou você tem que ser forte, você sabe mais que eu, você me ajuda tanto"...
➡️ Como esta mãe pensa: "Não quero que ela fique parada onde fiquei".
➡️ Como esta filha pensa: "Eu só queria poder ser criança, eu só queria ser olhada, cuidada como filha, ter o sono velado pela mãe (só mãe vela nossos sonhos e eu nunca tive isso), não consigo me olhar por não ter sido olhada por ela". Muitas vezes, esta filha entende esta postura da mãe como desamor e não falta de habilidade desta mãe de conduzir a própria vida.
.
🍰🍪🥐🍔E sabe o que também é mais comum entre estas Clara's? Tem alguma queixa alimentar: obesidade, anorexia, bulimia... 🤔
É a nossa mãe que nos oferta nosso primeiro alimento na vida? É nossa mãe quem costumava cuidar do nosso cardápio por um bom tempo de nossas vidas? Como é a relação da nossa mãe com a comida, corpo, saúde e qual o impacto disso na minha vida?
.
🎎☯Esta carência de ser olhada como indivíduo pode ser brevemente saciada pelo alimento, como compensação de um vazio muito maior que a comida pode sustentar!
Marcela Jacob
Comentários