Alimentar-se é parte do nosso dia-a-dia e, mesmo quando não pensamos sobre o assunto, estamos fazendo escolhas sobre o que consistirá nossa alimentação. Hoje em dia, existe um grande interesse em alimentar-se de forma correta, pois já está comprovado que o tipo de alimento que ingerimos é fator essencial para nossa saúde. Uma má alimentação pode comprometer nosso bem estar, diminuindo nossa energia e nossa capacidade de resistir às doenças e ao estresse da vida moderna.
A Terapia Alimentar Energética é um programa alimentar que une:
– a Ciência da Nutrição: uma alimentação equilibrada é aquela que fornece a quantidade suficiente de nutrientes para o bom funcionamento do nosso corpo e mente, mantendo nossa saúde. Os nutrientes que todo ser humano necessita são as proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais, fibras e água.
– a Dietoterapia Chinesa: uma dieta de equilíbrio através da percepção da polaridade Yin e Yang presente em nós e nos alimentos, através da qual podemos modular energias mais sutis, como o humor, a disposição, a libido, o sono e a vigília. A percepção da energia dos alimentos e de como estamos a cada fase da vida nos possibilita um melhor cuidado com nosso corpo, não somente preservando e melhorando a saúde, assim como tratando doenças e sendo uma fonte de prazer sensível aos órgãos sensoriais e à mente.
– a Auriculoterapia: método terapêutico da medicina oriental que busca o equilíbrio geral do indivíduo, prevenindo e tratando diversos tipos de patologias através de estímulos em determinados pontos do pavilhão auricular – ansiedade, medos, depressão, compulsão alimentar, obesidade, gastrite, prisão de ventre, TPM, são algumas dentre várias de suas indicações.
Através do reequilíbrio alimentar energético busca-se tratar e prevenir distúrbios físicos, mentais, emocionais e energéticos, promovendo saúde e qualidade de vida através da manutenção do peso adequado, boa disposição física e mental, fortalecimento do sistema imunológico, alívio de dores e desconfortos, dentre outros benefícios.
ETAPAS DA TERAPIA ALIMENTAR ENERGÉTICA
Na 1ª consulta é realizada o levantamento de dados pessoais e dados clínicos, seguido da avaliação dietética; também é feita a coleta das medidas antropométricas. Com essas informações em mãos e com o objetivo pessoal estabelecido, é feita a 1ª aplicação de Auriculoterapia visando um reequilíbrio energético geral; também são passadas orientações alimentares de adaptação.
A partir da 2ª consulta, conforme adaptação individual, dá-se início à Dietoterapia Chinesa: é verificado o tipo energético do indivíduo (Yin ou Yang), seu equilíbrio energético de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, os alimentos e tipos de preparação indicados para cada caso. Novas orientações alimentares são passadas e é realizada a próxima aplicação de Auriculoterapia, de acordo com as informações obtidas.
O valor da consulta inclui um retorno na semana seguinte, sendo que as consultas têm duração de 1 hora e os retornos, 40 minutos.
O retorno deve ser semanal para que seja verificada a adesão ao tratamento, a resposta da aplicação anterior e nova aplicação de Auriculoterapia, que é fundamental para o sucesso do tratamento.
Periodicamente serão realizadas novas medidas antropométricas, assim como as orientações alimentares serão reavaliadas e redirecionadas de acordo com as necessidades.
O acompanhamento é realizado com base nas metas estabelecidas, na evolução das mudanças propostas e resultados obtidos, sendo fundamental a dedicação e comprometimento do cliente.
Comments